Após receber 98 inscrições de equipes de 23 países diferentes, o júri do concurso para o futuro Campus da Universidade de Dublin selecionou seis propostas, disponibilizando o projeto de cada escritório ao público em exposição no local do projeto. Os finalistas incluem os escritórios americanos Steven Holl Architects, Studio Libeskind, Diller Scofidio + Renfro e John Ronan Architects, assim como o escritório holandês UNStudio e os arquitetos irlandeses O’Donnell + Tuomey.
O projeto incluirá duas grandes mudanças no campus da UCD em Belfield, localizado a cerca de 5 quilômetros do centro da cidade de Dublin: uma grande atualização para a entrada do campus ao longo da Stillorgan Road, bem como um novo Centro de Projeto Criativo de 8 mil metros quadrados, que abrigará Estúdios de projeto da UCD.
O novo Centro de Projeto Criativo custeado em 48 milhões de euros será a peça central da secção redesenhada do campus, com muitas das propostas de projeto a localizar o novo edifício acadêmico de forma proeminente na entrada principal do campus. A UCD espera que o novo edifício expresse as habilidades criativas da universidade e o ajude a criar uma presença física e identidade mais fortes dentro da cidade e da maior comunidade acadêmica internacional.
Como a maior universidade da Irlanda, a UCD tem atualmente 33.000 alunos matriculados e ex-alunos importantes, incluindo o lendário autor James Joyce e vários presidentes irlandeses. A escola mudou-se do centro da cidade para o atual campus de Belfield na década de 1960, ocupando terras que previamente haviam sido propriedades em expansão. Muitas das casas históricas dessas propriedades foram integradas ao extenso campus de 133 hectares e mantidas pela escola como edifícios acadêmicos. Duas dessas casas de época, a Belfield House (construída em 1801) e a Merville House (construída em 1750), estão localizadas dentro do recinto a ser redesenhado e serão incorporadas ao projeto do escritório vencedor.
Hoje, a UCD ocupa mais de um quilômetro de fachada ao longo da Stillorgan Road, uma importante artéria também conhecida como R138, que conecta Dublin ao condado de Wicklow e às áreas ao sul do condado de Dublin. Em sua forma atual, esse limite é, em grande parte, impermeável, com uma berma elevada, e o denso crescimento de copas de árvores bloqueando o acesso e as vistas do campus a partir da estrada. Como parte da iniciativa do futuro Campus, a UCD procura quebrar essa barreira e melhorar a conexão entre a universidade, sua comunidade e a cidade de Dublin como um todo. “Estamos buscando uma proposta de projeto integrado que melhore a experiência de nosso campus aos seus usuários, e que nos melhor conecte com o entorno”, disse o professor de arquitetura da UCD, Hugh Campbell, “orientando-nos para o mundo e convidando nossas comunidades a envolverem-se conosco."
As seis propostas finalistas no concurso estão extensivamente detalhadas no website do projeto, com imagens, diagramas e uma explicação em vídeo do esquema proposto de cada escritório. Esses conceitos mostram uma ampla variedade de ideias, desde a proposta do Studio Libeskind de uma série de complexos que representam cada uma das Nove Musas do Ulisses de Joyce ao plano do UNStudio para reesculpir o campus como um "mercado de inovação" que reúne toda a comunidade da UCD em colaboração.
O vencedor do concurso deverá ser anunciado em agosto, com a proposta projetada a ser totalmente concluída em 2021. As imagens a seguir mostram as propostas de cada escritório finalista do projeto:
Diller Scofidio + Renfro
com Scott Tallon Arquitetos Walker, Sasaki Associates, GROSS. MAX, Arup, Atelier Ten, Parceria de Design de Engenharia IN2, Linesight, Michael Slattery Associates e i3PT
John Ronan Architects
com RKD Architects, CLUAA, BSM Landscape, Michael Boucher Landscape Architecture, Arup, Transsolar e Pritchard Themis
O’Donnell + Tuomey
com Allies and Morrison, Arup, Hargreaves Associates, Superposition, Plattenbau Studio, Phil Jones Associates, Max Fordham, MLM Group, Dermot Foley Landscape Architects e Horganlynch
Steven Holl Architects
com Kavanagh Tuite Architects, Brightspot Strategy, Arup, HarrisonStevens e Transsolar
Studio Libeskind
com BDP, !melk, NRB, Dcon, Arup, Brock McClure Consultants, O'Herlihy Access Consultancy, JGA e i3PT
UNStudio
com MOLA Architecture, Arup, REDscape Landscape & Urbanism, fwdesign, Maurice Johnson & Partners e i3PT
Notícia via: Malcolm Reading Consultants